Menu
pt-bren

Projetos

VIDE VERSO

MANOEL DE BARROS EM MÚSICA E POESIA

Vide Verso é o nome da parceria da atriz Marilene Grama e da pianista e compositora Júlia Tygel voltada à criação e performance de espetáculos híbridos de literatura, música e teatro. “Manoel de Barros em música e poesia” é o espetáculo piloto desse projeto. Com canções compostas sobre poemas de Manoel de Barros, música instrumental, atuação cênica, declamação de poesia e outros usos da voz, do corpo e do piano, as artistas tecem um discurso centrado na leveza, elemento constante na obra do poeta – seja no vôo dos pássaros, nos detalhes da natureza, na perspectiva da criança. A apresentação tem momentos lúdicos e divertidos, e adentra também no campo das memórias e emoções mais densas, contempladas na obra do poeta. O espetáculo não é biográfico, tampouco infantil.

O projeto teve início em 2012, sendo montado para uma semana de homenagens ao poeta promovida pelo SESC Bauru, e conta agora com a iluminação de Cristina Souto, figurino de Anne Cerutti, preparação vocal de Wagner Barbosa, além da produção executiva de Erika Breno. Nesse novo formato, o espetáculo foi reestreado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas em 2015.

O espetáculo pode ser acompanhado de oficina das artistas sobre os usos cênico-musicais da palavra poética a partir da obra de Manoel de Barros, abordando os processos criativos utilizados na concepção do espetáculo. A oficina tem duração de 3 horas e é aberta a todos os públicos, com indicação etária a partir de 12 anos.

Possuímos também um formato especial para escolas, com oficinas específicas para professores e alunos (projeto completo para download ao final desta página).

O delírio do verbo

A menina avoada

Se achante

Downloads