Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga
26 outubro 2016
20:30
São Paulo / SP
SESC Pinheiros
Google Map
Com uma programação dedicada à música de câmara, a Série Erudita do Sesc Pinheiros tem como premissa homenagear a obra de grandes maestros e compositores brasileiros. Após celebrar Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e M. Camargo Guarnieri (1907-1993), a série convida o Duo Flutuart para um concerto que revisita o legado de Chiquinha Gonzaga, apresentando um paralelo da vida da artista com a sua música.
Formado por Paula Pascheto (flauta) e Júlia Tygel (piano), o Duo Flutuart nasceu em 2014 com o intuito de apresentar ao público de diversas faixas etárias a riqueza e a diversidade do repertório camerístico. No decorrer da apresentação, que contará ainda com a participação do músico, baterista e percussionista Manoel Trindade, o duo abordará as seguintes fases de Chiquinha Gonzaga:

A Feminista:
obras que retratam o lado feminino e feminista da compositora, que andou na contramão de seu tempo e se consagrou como pianista, compositora, mulher moderna, separando-se do primeiro marido e se casando com um homem 35 anos mais jovem. Repertório dessa fase: “Walkyria – a corte na roça”, “Carioca”, “Filha da noite”, “Aguará – garça vermelha” e “Annita”.

Chiquinha e Callado:
a convite de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga integra o grupo Chôro Carioca, com repertório que mescla influências europeias e africanas, até então intituladas de polkas, tango e rabanera. Repertório dessa fase: “Tapuia”, “Tupã”, “Só na flauta – tango choro”, “Só no chôro” e “Caobimpará – mar azul”.

Abolicionista:
a compositora foi uma grande lutadora a favor da abolição da escravatura; vendeu partituras com o intuito de angariar fundos para a Confederação Libertadora e chegou a comprar a carta de alforria do escravo e músico José Flauta. Repertório dessa fase: “Yara – coração de fogo”, “Candomblé”, “Tambiquererê”, “Cananéia” e “Tamoio”.
Duração: 90 minutos
Local: Auditório (3º andar)
Venda limitada a quatro ingressos por pessoa
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo