Entremeados: Novos Enredos
28 junho 2016
20:00
São Paulo
Biblioteca Mário de Andrade
Mapa

A pianista Júlia Tygel estreia em junho o concerto Novos Enredos, uma continuidade do projeto Entremeados, com arranjos inéditos para piano e violoncelo de músicas de Milton Nascimento, Dori Caymmi e outros compositores brasileiros. No limiar entre a música erudita e a popular, a apresentação tem participação das violoncelistas Vana Bock (OSUSP) e Adriana Holtz (OSESP).

O concerto acontecerá no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, na série instrumental com curadoria de Swami Jr., no dia 28 de junho (terça-feira) às 20h, com entrada franca. Os ingressos começam a ser distribuídos 1 hora antes do concerto.

O projeto Entremeados começou com o lançamento do primeiro CD da pianista, que contou com a produção musical de Benjamim Taubkin, financiamento da Prefeitura de Campinas, e que foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira. Nele, Júlia apresentou ao lado das violoncelistas Vana e Adriana seus arranjos camerísticos para músicas consagradas de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim e Edu Lobo.

Os concertos vinculados ao CD ocorreram no estado de SP com ótima repercussão de público e crítica, em diversos teatros do estado de São Paulo, como SESC Vila Mariana, Museu da Casa Brasileira, turnê pelo SESI, entre outros. Em 2012, o show foi apresentado em Nova York, em locais como Cornelia Street Cafe, Barge Music, Brazilian Endowment for the Arts e Tenri Cultural Institute, recebendo também apoio do Consulado Brasileiro. Nos EUA, Júlia se apresentou ao lado da violoncelista Jody Redhage, do grupo Chamber Music Society de Esperanza Spalding. Depois da temporada em Nova York, o show aconteceu no Santander Cultural em Porto Alegre e no Museu do Estado de Recife.

Essa nova fase do projeto Entremeados inicia-se após uma pausa feita pela pianista para conclusão de seu doutoramento em música na USP, com período na City University of New York como bolsista CAPES-Fulbright, no qual investigou processos composicionais de Villa-Lobos e Bartók inspirados em repertórios de tradição oral. Após esse período de estudos, Novos Enredos traz propostas musicais renovadas e amadurecidas, além de uma grande sinergia entre as musicistas na bagagem.